Blog

Em tempos de coronavírus, não esqueça de cuidar da saúde bucal

Em tempos de coronavírus, não esqueça de cuidar da saúde bucal

A propagação intensa do novo coronavírus, alterou a rotina dos brasileiros, que agora devem evitar aglomerações e redobrar a higiene pessoal. Nesse contexto, é importante ressaltar que as pessoas devem ficar ainda mais atentas à higiene bucal, principalmente as crianças.

Com o consumo de doces e a ociosidade a incidência de cáries e tártaros tendem a aumentar. Diante desse cenário, a especialista Dra. Sheila Picolo, responsável técnica da Clínica Odontológica Sheila Picolo, recomenda medidas de prevenção e proteção da saúde bucal. Uma delas está relacionada as profilaxias que devem ter seu tempo de retorno encurtado.

“Em 90 dias, as consequências da falta de higiene bucal, podem ser desastrosas principalmente em jovens com maior propensão a cáries. A prevenção só traz benefícios tanto para saúde quando ao bolso, já que o tratamento não pode ser desprezado devido a velocidade de contaminação que causa uma cárie”, explica.

E completa. “O retorno ao dentista promove a saúde e percebendo que a higiene não está tão periódica pelo excesso de vezes que se consomem alimentos o recomendado é fazer uma limpeza com aplicação de flúor e selante . A má higiene, além das cáries e tártaros pode até gerar problemas na gengiva ocasionando inflamação. Nestes tempos de isolamento social a melhor forma de cuidar de nossos filhos é a prevenção”, alerta.

Ainda conforme a especialista, para quem usa aparelho, a não utilização está acarretando atraso e até mesmo agravamento do tratamento. “Os cuidados devem ser redobrados”, orienta.