Blog

Estresse provocado pela quarentena pode ocasionar o bruxismo

Estresse provocado pela quarentena pode ocasionar o bruxismo

Acordou com dor de cabeça e os músculos de sua mandíbula estão doloridos? Você pode estar sofrendo de bruxismo. Vamos explicar melhor! Trata-se de um ranger ou um forte apertar dos dentes, fazendo com que fiquem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.

Essa forma de contrair os dentes, é possivelmente relacionada a fatores genéticos, situações de estresse, tensão, ansiedade, fechamento inadequado da boca e até outras situações e, tende a se tornar mais frequente em momentos onde o indivíduo se sinta ou esteja mais nervoso, ansioso, estressado, preocupado.

Mesmo que a causa específica da doença não seja clara, a especialista Dra. Sheila Picolo, responsável técnica da Clínica Odontológica Sheila Picolo, comenta que o cenário atual da pandemia de Covid-19, anda despertando essas sensações, onde fez aumentar o número de pacientes com queixas dessas dores em sua clínica.

“O bruxismo é a doença odontológica da atualidade mais prevalente, cerca de 80% dos pacientes possuem. Devido a pandemia e a situação financeira as pessoas estão apreensivas, tensas e apertando mais os dentes, o que ocasiona dentes quebrados, doendo, trincados muito fortes ao ponto até mesmo de terem que ser substituídos por implantes”, comenta a especialista. E alerta. “Se faz necessário que os pais ou responsáveis tenham atenção, pois o bruxismo também é comum em crianças”.

No paciente que chega ao consultório é feito um diagnóstico com radiografia dos dentes, caso já exista queixa de dor nas articulações é pedido exames complementares.

Após isso, ela indica alguns tratamentos que podem reduzir a dor e preservar os dentes:

A placa dentária em algumas fases do tratamento; é feita sob medida para encaixar entre os dentes protegendo-os do impacto e auxiliam na melhora dos sintomas.
Toxina butolínica; a toxina botulínica é aplicada em pontos localizados nos músculos da mandíbula. A aplicação pode ser feita a cada cinco meses por dois anos;
Botox terapêutico a substância promove relaxamento muscular e a diminuição de dores. Em até 15 dias o paciente terá o efeito total. Após isso é feita uma reavaliação.


Dica da doutora

Desenconste seus Dentes é um aplicativo gratuito para android e IOS que traz a importância de se manter os dentes desencostados. Para isso, emite lembretes totalmente customizados pelo usuário. Além disso, possui páginas com curiosidades e informações sobre o apertamento dental; lembretes customizáveis, entre outras informações.