Blog

Investimento em novas medidas de prevenção e controle de contágio nos atendimentos
Investimento em novas medidas de prevenção e controle de contágio nos atendimentos
Investimento em novas medidas de prevenção e controle de contágio nos atendimentos
Investimento em novas medidas de prevenção e controle de contágio nos atendimentos

Investimento em novas medidas de prevenção e controle de contágio nos atendimentos

Os cuidados que consultórios odontológicos, estão tendo com a pandemia do coronavírus está ainda maior. Normalmente, os profissionais desta área já utilizam equipamentos de proteção como máscaras, luvas e jalecos.  No entanto, a Clínica Odontológica Sheila Picolo, instalada no Edifício Millenium Saúde Center, no Centro de Criciúma, acrescentou novas medidas de prevenção e controle de contágio nos atendimentos, com isso o cuidado no contato direto com seus pacientes está sendo ainda maior.


Segundo o sócio administrador da clínica, Chandrus Eugenio, todas as medidas preventivas orientadas pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Regional de Odontologia estão sendo tomadas e segue um protocolo mais rigoroso de desinfecção do ambiente, sendo que a clínica já atende com o sistema ISO 9000 de Segurança no trabalho com processos operacionais.


Antes de iniciar os atendimentos, após o período de quarentena decretado pelo governo do estado, foi realizado a sanitização para a retirada de impurezas e bactérias do local, todos os profissionais estão fazendo uso de kits cirúrgico e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além disso foi adquirido um gerador de ozônio, onde segundo o sócio administrador da clínica,  o aparelho atua no combate as bactérias.

“O uso da água ozonizada é feita na higienização de todo o consultório, desde as cadeiras de atendimento e qualquer outro lugar que imaginamos que o paciente possa ter encostado”, destaca.

 

Higienização pós-consultas: procedimento padrão

Logo na entrada da clínica foi colocado um tapete com água ozonizada. “Quando a pessoa chega, ela limpa os pés nesse tapete úmido onde a pessoa entra com o sapato desinfetado”, explica. A aquisição de um Aspirador Rainbow também auxilia na purificação e higienização do ambiente. “Ele descontamina o ar”, garante o administrador.

A higienização pós-consultas também virou um procedimento padrão. O uso do álcool 70 na entrada do consultório é oferecido ao cliente para que higienize as mãos, as cadeiras de atendimento são higienizadas com álcool 70%, sendo cobertas por plástico descartável; a clínica investiu também em um termômetro digital.

“Antes de ser atendido a temperatura do paciente é medida e colocada no prontuário. Utilizamos a água do ozônio também em bochechos para que ele tenha uma descontaminação completa após o procedimento odontológico”, explica.

 

Check list diário

Todos os dias é feito um check list na clínica e verificado todos os processos de desinfecção e utilização dos materiais de EPIs. “Temos um profissional que faz a vistoria pelo menos cinco vezes ao dia”, finaliza.

Um dos principais objetivos da odontologia quanto ao uso do ozônio é a eliminação de micro-organismos, como bactérias e fungos. Seu uso também ajuda a melhorar a cicatrização e a aumentar a concentração de oxigênio na região bucal prejudicada, melhorando assim, o desempenho do sistema imunológico.

Acompanhe a cartilha dos procedimento realizados pela Clínica Odontológica Sheila Picolo: CLIQUE AQUI